O que significa ser uma pessoa pacificadora? Será que você precisa fechar os olhos pra injustiças que te acontecem? “Deixar pra lá”, pra não abalar uma suposta harmonia em suas relações? Será que, pra ser da paz, Jesus deseja que você suporte calada a abusos?
Se fosse assim, seria muito difícil ser uma pessoa pacificadora… Mas a Bíblia nos mostra um significado mais complexo pra esse conceito. E o melhor é que você não precisa fechar os olhos e nem ser conivente com injustiças. Lembra quando Jesus expulsou os vendilhões do templo (João 2:13-16)? Ele foi pacificador, mesmo que, naquele momento específico, tenha provocado um certo tumulto pra restaurar a ordem.
Pra ser “da paz”, ele precisou se levantar contra o que estava errado. E muitas vezes é isso que temos de fazer diante de uma injustiça, por exemplo. Porque em uma situação de abuso ou de injustiça a paz já foi abalada. Por isso é necessário corrigir o que aconteceu.
Ser uma pessoa da paz, então, exige muito mais do que se omitir. Exige que você esteja atenta e seja forte pra lutar pela paz. Mas como reconhecer uma situação de injustiça?
Como saber o que é a verdadeira paz?
Pra isso, suas ações e seus comportamentos devem se guiar sempre, sempre, sempre pelo amor e pela Palavra de Deus. Lembra do conselho de Paulo em Filipenses 4:6-7? Ele diz pra gente conversar muito com Deus através da oração, sempre com o coração agradecido. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.
E ainda tem a promessa de Jesus em Mateus 5:9: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus”. Se saber que sou filha de Deus não é um super motivo pra me sentir feliz, eu nem sei o que seria…
Filipenses 4:7
Leia o devocional: Se não Deus, quem vai fazer você feliz?
Baixe o papel de parede: Paz e amor sejam multiplicados